terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Belo Monte: a volta triunfante da ditadura militar? Por Leonardo Boff


O governo Lula possui méritos inegáveis na questão social. Mas na questão ambiental é de uma inconsciência e de um atraso palmar. Ao analisar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) temos a impressão de sermos devolvidos ao século XIX. É a mesma mentalidade que vê a natureza como mera reserva de recursos, base para alavancar projetos faraônicos, levados avante a ferro e fogo, dentro de um modelo de crescimento ultrapassado que favorece as grandes empresas à custa da depredação da natureza e da criação de muita pobreza.

Este modelo está sendo questionado no mundo inteiro por desestabilizar o planeta Terra como um todo e mesmo assim é assumido pelo PAC sem qualquer escrúpulo. A discussão com as populações afetadas e com a sociedade foi pífia. Impera a lógica autoritária; primeiro decide-se depois se convoca a audiência pública. Pois é exatamente isto que está ocorrendo com o projeto da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu, estado do Pará.
Tudo está sendo levado aos trambolhões, atropelando processos, ocultando o importante parecer 114/09 de dezembro de 2009, emitido pelo IBAMA (órgão que cuida das questões ambientais), contrário à construção da usina, e a opinião da maioria dos ambientalistas nacionais e internacionais que dizem ser este projeto um grave equívoco com conseqüências ambientais imprevisíveis.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Defendendo os rios da Amazônia: pare Belo Monte

Muita gente ainda não sabe o que é Belo Monte. Muita gente sabe o que é mas não tem ideia dos porquês muita gente é contra a sua construção.

Nós do Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, somos contra todo e qualquer procedimento que venha trazer prejuízos a povos tradicionais e também contra a qualquer investimento que seja utilizado sem consultar os diretamente afetados.

No caso de Belo Monte, exixtem muitos pontos negativos e poucos benefícios que não compensam o investimento e os impactos sobre o Ambiente e sobre a sociedade.

Não somos contra o desenvolvimento, também não somos a favor a construção de termoelétricas, mas não concordamos que hidrelétrica seja energia limpa. Apesar de não emitir gases poluentes, não é limpo apartir do momento em que destrói quilometros de florestas que deixarão de realizar fotossíntese e assim deixarão de absorver tais gases.

O nosso país tem um grande potencial a ser explorado que é a energia solar, porque não se usa todos esses investimentos para tal potencial?

Assistam os vídeos e você entenderá um pouco mais...