Bom, hoje resolvi escrever esse post para atentar você que gosta de natureza mas muitas vezes não sabe o impacto que sua paixão pode causar no ambiente.
A imagem ao mostra um dos principais erros da população em seu relacionamento com o ambiente natural. Não saber que tudo tem seu limite, seja de território, ou que qualquer outra coisa.
Ao se aproximar demasiadamente do objeto a ser fotografado (neste caso um ninho de araras canindé (Ara ararauna), esses meninos não tem ideia que sua ação possa fazer inclusive que o casal abandone os ovos ou filhotes e dessa maneira causaram sua morte.
Nós que estivemos por perto percebemos o desespero dessa mãe ou pai, tentando proteger seu território. Era perceptível o coração acelerado e a atenção redobrada nos humanos que essa arara desprendeu.
Então amigo, se você quer tirar uma foto, mas não tem o equipamento que permita o fazer de longe, ou numa distância mínima, guarde a imagem no seu coração. Nesse caso, uma máquina comum há uns 5 metros seria suficiente para uma boa foto, o problema é que estavam com a câmera do celular.
Uma outra coisa que não se faz é tentar montar um cenário para que sua foto saia boa, por exemplo, mexer num ninho, cortar plantas que estiverem na frente da foto ou coisa do tipo. Você deve ser mero OBSERVADOR, caso contrário se transformará num IMPACTADOR.
Atente-se a sua ação, impacte o mínimo possível.