Cursos

Hortas Suspensas

Neste mini-curso que o CJ/MS oferece, é possível construir hortas suspensas por meio da reutilização das garrafas PET ou outras embalagens.

A criação destas hortas é uma boa atividade de desenvolvimento motor das crianças além, de ser uma atividade lúdica para trabalhar alimentação saudável, ervas medicinais, etc.

A idéia é não comprar nada, reutilizar o máximo de materiais.

Geralmente recomendamos que os interessados procurem locais que produzem as mudas desejadas e peçam a doação dessas ervas medicinais. Outra opção é dos professores junto aos estudantes produzirem suas próprias mudas.

Bonecos de materiais reutilizáveis

Neste mini-curso, ensinaremos a produzir bonecos com materiais reutilizáveis, principalmente embalagens de refrigerante e produtos de limpeza.

Os bonecos são ideais para ser utilizados em teatros de fantoches, por isso chamamos nossos bonecos de fantopets.

Como nos outros cursos o ideal é que todo o material utilizado seam coisas que seriam descartadas, dando assim uma nova utilizade evitando que vá paras nos lixões.

A ideia é ensinar professores da educação infantil criá-los para que possam interagir de maneira lúdica com os seus estudantes trabalhando assim a Educação Ambiental.


Porém, há uma adaptação deste mini-curso que pode ser a transformação dele em oficinas para crianças e a construção de animais da nossa região. Dessa forma, ao mesmo tempo em que a criança trabalha a coordenação motora e a criatividade, também aprende sobre a fauna do Cerrado ou do Pantanal.