terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Venha conhecer ser um jovem ambientalista!

Vou dedicar este post pra divulgar para você leitor o que é o Coletivo Jovem de Meio Ambiente. Você já ouviu falar?

Os Coletivos Jovens de Meio Ambiente, ou somente CJs como são popularmente conhecidos, são grupos informais que reúnem jovens representantes ou não de organizações e movimentos de juventude. Tem como objetivo envolver-se com a  questão ambiental e desenvolver atividades relacionadas à melhoria do meio ambiente e qualidade de vida.

Esses coletivos são rede sociais locais, para articular pessoas e organizações, circular informações de forma ágil, pensar criticamente o mundo a partir da sustentabilidade, planejar e desenvolver ações e projetos, produzir e disseminar propostas que apontem para sociedades mais justas e equitativas, dentre outras ações e realizações.

Os Coletivos Jovens foram inicialmente um meio de garantir a participação da juventude na organização de todo o processo da I Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente e na construção de políticas públicas na área social e ambiental, com voz e voto nas tomadas de decisão, coerência com posturas éticas de juventude, com jovens e para jovens, interação e parceria entre jovens e instituições que compunham as comissões organizadoras nos estados, etc.

São três príncipios básicos que orientaram a criação dos CJs e orientam até hoje sua atuação:

  • Jovem Educa Jovem: papel de protagonismo da juventude. Esse conceito representa nada mais do que um determinado grupo de pessoas, no caso o próprio CJ, assumindo-se enquanto uma comunidade que atua aprendendo e que aprende atuando, sem necessariamente depender de agentes externos para tutorar ou conduzir esse processo.
  • Jovem Escolhe Jovem: são os próprios jovens os mais indicados para tomarem decisões relativas a processos de escolha, sem a interferência de indivíduos e/ou organizações do chamado mundo "adulto".
  • Uma Geração Aprende com a Outra: toda atuação social, e a causa à qual ela se remete, encontram-se dentro de um processo histórico. Quem embarca em algum engajamento em prol da vida, do planeta, da humanidade sempre está de alguma maneira dando continuidade a um processo acumulado ao longo de anos por diversas outras pessoas.
A situação  atual desses CJs é animadora, contando com pessoas engajadas, em geral pertencentes a alguma organização social, cultural e/ou ambiental e com disposição para prosseguir atuando na perspectiva socioambiental. Há uma percepção geral de poder contribuir para a construção de sociedades sustentáveis com a clareza de que há uma longa camihada até que alcancemos esse patamar.

Se você se interessou em ser um membro do Coletivo Jovem deixe seu contato num comentário com e-mail e com o Estado em que gostaria de atuar e nós fazemos a articulação.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Cintia, estas postagens está sendo muito importante para nós e pelo o meio ambiente.
    no futuro muuita gente ainda vai te agradecer por isso...
    bjuus

    ResponderExcluir